ORDEM OCIDENTAL E (PÓS)-LIBERALISMO: CONTRIBUTO PARA UMA PROBLEMATIZAÇÃO NECESSÁRIA

     Photo by Viktor Forgacs on Unsplash



Segundo recentes declarações de defesa da ordem democrática ocidental, as (supostas) patologias políticas do tempo presente exigiriam uma reafirmação militante da ortodoxia pública liberal* que enformaria a referida ordem**.


Salvo o devido respeito, uma tal leitura dos sinais dos tempos e as consequente reflexões oferecidas afiguram-se altamente questionáveis. 


Não obstante louváveis ressalvas, haverá, desde logo, quem possa facilmente vislumbrar nas referidas declarações, ao arrepio das intenções dos seus autores, um argumento favorável a um “cancelamento” dos direitos políticos de cidadãos que, embora não professando a “boa doutrina”, nem por isso deixam de participar numa «fundamental igualdade numa humanidade comum». 


Seja como for, há fortes razões para duvidar de que a solução para as hodiernas crises e patologias políticas esteja em redobrar a insistência na continuidade da longa marcha histórica de um conceito de liberdade negativa, de uma liberdade individual que apenas teria como regra a liberdade entendida como ausência de regra substantiva (como bem sintetiza o jusfilósofo italiano Danilo Castellano). Um conceito hoje tornado integral e abrangente, por via de uma tácita divisão de trabalho entre centro-direita, centro-esquerda e esquerda radical realmente existentes (liberalismo de conteúdo económico mais liberalismo de costumes, reforçando-se mutuamente). 


Bem vistas e analisadas as coisas político-jurídicas, o liberalismo das últimas décadas tem-se revelado cada vez mais como fonte de práticas e normas…iliberais, num sentido autoritário ou já mesmo totalizante/totalitário, como tem sido recentemente assinalado na academia norte-americana por um Patrick J. Deneen. Em nome de recém-descobertos direitos humanos de autodeterminação individual ditos inquestionáveis, chega-se hoje ao ponto culminante de (meta)decretar um brutal estreitamento do campo das discussões e deliberações públicas e políticas tidas como razoáveis – é o que sucede no tocante a importantes e centrais dimensões antropológicas do começo e do fim da vida (humana) e da configuração da família e da reprodução da espécie… 


Depois, é no próprio terreno do triunfante consenso liberal que se poderão encontrar as condições genéticas das notadas novidades políticas contemporâneas.


Os ditos populismos não se entenderão como reações à crise, material e de vazio simbólico-espiritual, da ordem liberal globalizada e agora também à identity politics pós-ocidental e pós-nacional? 


A própria identity politics progressista não terá emergido como radicalização de “ideais éticos” de autonomia e autodeterminação individuais (gender fluidity) e, por outro, como resposta quase religiosa fornecedora de propósitos de conduta à liberdade vazia do indivíduo soberano…e de ocasiões de expiação e emenda (destruição violenta das narrativas e memórias nacionais partilhadas)?


A louvável defesa da ordem ocidental talvez se deva voltar para horizontes pós-liberais: em direção a uma redescoberta das suas fontes filosóficas e teológicas clássicas e cristãs(-católicas) e das raízes históricas e narrativas comunitárias-concretas que alimentaram. Por tal passará também a necessária salvaguarda – num quadro maior (re)fundante e justificante – de um conjunto de bens e instituições que a tradição liberal argumentavelmente terá diferenciado ou contribuído para diferenciar, mas que agora o liberalismo acabadamente ideológico “desnaturaliza” e tende a matar, num caminho de autodestruição: pensa-se, por exemplo, na liberdade de expressão do pensamento…


A esfera pública e o espaço político portugueses muito ganhariam com uma presença que soubesse dar voz a estas perspetivas. 


_____________


* Para utilizar um termo de Frederick Wilhelmsen e Willmoore Kendall. 

** https://www.publico.pt/2020/11/10/politica/opiniao/clareza-defendemos-1938518

** Neste sentido, embora não de uma perspetiva pós-liberal, ver: https://artigos.contracorrente.pt/2020/11/a-clareza-do-vazio.html .

Comentários

  1. titanium arts
    TATONIC ART CUSTOMING · TATONIC ROCKING T-TATONIC ROCKING jordan 7 retro on sale T-TATONIC ROCKING T-TATONIC. jordan 18 retro clearance This unique and good air jordan 23 retro original design is great jordan 19 retro on sale crafted with the ford escape titanium use of sustainable

    ResponderEliminar

Enviar um comentário